segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Etiqueta no Consultório Médico (Profissional).

Oi pessoal!
Como estão?!
Pois é, apos escrever o artigo: Etiqueta no Consultório Médico (Paciente). percebi que também seria necessário escrever sobre os profissionais da saúde e seus relacionados.
Então aí vai as dicas de etiqueta para este grupo:

1 - Recepcionistas: devem ser sempre discretas e simpática, principalmente se você for do setor de exames (fico vermelho de vergonha só de imaginar algumas cenas: Isso é pra exame de fe... #morri) . Se lembrarem que estão recebendo pessoas em momentos delicados de suas  vidas.S

2 -  Secretárias: Mesma coisa do caso acima. Sobre a discrição, evite perguntas inconvenientes do tipo: Mas qual é o problema que o Sr.(a) tem?! Isso deve ser tratado com o médico. E na hora que ligar para dar um retorno do médico serve a mesma dica. Encaixes devem ser feitos somente para casos urgente, por favor.

3 - Enfermeiras(os): Sabemos que o seu trabalho não e nada fácil e pouco valorizado por muito médicos, mas por favor, não descontem nos pacientes, nem sejam ríspidas e/ou grossas. E realmente, para certos procedimentos (que não citarei aqui por motivos óbvios), preferimos alguém do mesmo sexo, por ser menos constrangedor.


4 - Técnico do Exame: É sempre bom lembrar que vocês estão lidando com pessoal que em quase 100% dos casos estão com dor, portanto, é bom levar isso seriamente em consideração e ajudar de  forma mais delicada.

5 - Médico: Caro profissional, por mais que ocorra atrasos por motivos reais, se isso for uma constante na sua agenda, está na hora de você reconsiderar seus horários. Retornos de telefonemas, fax, etc... se foram combinados, devem ser levados tão a sério como retorno da pessoal à consulta.Outro ponto que eu nem gostaria de falar, mas que noto que ocorre com grande frequência é sobre o "SIGILO MÉDICO/PACIENTE", que relembrando a todos, é assegurado por lei, por isso, veja bem o que irá passar para a secretária e afins.

Acho que é isso pessoal... Só quero salientar que estas questões se basearam em conversas tidas com amigos, companheiros de exames e muitas vezes nas próprias salas de espera de consultórios e não opinião somente minha.

Ficamos por aqui!
Qualquer coisa, deixe um comentário.
Até  a próxima... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário